Desvendando o Marketing Digital
Você sabe o que é Marketing digital?
Para desvendar o que é marketing digital e responder esta pergunta pense, como seu negócio é impactado e quais ferramentas podemos usar para alavancar nossos projetos. Para definir uma marca digital precisamos primeiramente seguir alguns pilares, é o que vamos ver seguir.
Lembram-se das famosas listas telefônicas? Certamente só quem nasceu antes 1990 faz ideia do que estamos falando. Mas elas já foram, junto com os classificados dos jornais as mídias mais disputadas para anunciar um negócio. Era a forma tradicional de se fazer publicidade
Muito importante e comum, onde pessoas interessadas em adquirir ou vender serviços ou produtos pesquisavam ou anunciavam seus negócios. Lembro ainda que tínhamos que fazer uma assinatura para recebê-la em casa todas as vezes que faziam novas publicações…
E por incrível que pareça em apenas 30 anos foram completamente esquecidas. Imagine, um livro enorme contendo todos os tipos de produtos e negócios da cidade?! Nem caberia mais hoje em dia.
Os avanços tecnológicos criaram uma verdadeira revolução na forma de fazermos negócios, o processo mudou, permitindo atingir o público-alvo em qualquer lugar do mundo, dentro e fora da internet.
Conseguimos por exemplo, realizar campanhas regionais focando em clientes que residam na mesma rua ou bairro ou anunciarmos em aplicativos de geolocalização para dispositivos móveis. E esses são apenas alguns canais de marketing que podemos trabalhar de forma online.
Mas o que são canais digitais, o que são e para que servem?
Os canais do marketing digital são meios de comunicação utilizados entre a empresa e seu público, tal como o Search, social, vídeo, email e display. São poderosos recursos que podemos ser utilizar para atrair, converter e vender um negócio ou serviço.
Devemos aplicar de acordo com as estratégias do nosso negócio. Mas como podemos alcançar melhores resultados com as estratégias de marketing? Falaremos mais sobre eles em um próximo post!
Uma boa notícia é que nossos clientes vivem o tempo todo presentes em ao menos quatro desses canais, o que ajuda bastante, pois sua empresa deve estar presente na vida do seu consumidor principalmente quando ele decidir realizar uma compra.
O mais importante agora é conhecer e definir o que é o marketing digital e os principais pilares.
Afinal, o que é o marketing digital?
Explicando de uma forma bem simples, Marketing Digital (mkt digital) é o conjunto de atividades que uma pessoa (ou empresa) executa em ambiente digital com o objetivo de atrair novos negócios ou desenvolver a identidade de uma marca. Para esta finalidade utilizam geralmente ferramentas como redes sociais, e-mail marketing e sites.
As principais Estratégias de Marketing são o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. O ambiente web proporciona as empresas se aproximarem mais do públicos-alvo e é nesse ponto que precisamos dar atenção. Precisamos ter clareza dos objetivos e se comunicar de forma correta.
Quais são os principais benefícios do Marketing digital?
Marcar presença online pode nos trazer muitos benefícios como, maior visibilidade, criar relacionamentos com nosso público e trazer novas oportunidades de negócios. Além disso, podemos destacar 8 benefícios do marketing digital
- Boa visibilidade na internet. …
- Construção de uma audiência qualificada. …
- Comunicação com o público certo na hora certa. …
- Possibilidade de analisar dados com alta precisão. …
- Excelente custo x benefício. …
- Chance de tornar-se uma referência no segmento que atua;
- Melhorar o relacionamento com o cliente;
- Auxilar seu negócio nas estratégias de SEO
Pilares do Marketing digital
Então, são três os pilares que formam a base do marketing digital, publicidade, email e orgânico.
Primeiro Pilar –É a mídia paga ou publicidade – são os anúncios que pagamos com recursos próprios, pode ser uma mídia do Facebook, um anúncio no display do Google, um banner publicitário em qualquer site ou mesmo a compra de uma palavra-chave no Google Adwords, por exemplo.
Segundo pilar – Mídia própria – Consideramos qualquer mídia controlada pela empresa. O site do seu negócio, blog e os canais nas redes sociais são exemplos de mídias próprias. Uma lista de e-mails à qual utilizamos para nos comunicar com o leitor, também é considerada uma mídia própria.
Terceiro pilar – Orgânico ou mídia conquistada – Podemos considerar como um dos pilares mais importantes, os consumidores que conquistamos ou que se cadastraram com o seu email para receber conteúdos que disponibilizamos na internet, no blog, canal do YouTube ou nas redes sociais.
Uma vez conquistado é preciso nos esforçarmos para mantê-los!
Esperamos que tenham conseguido tirar suas dúvidas, senão, mande-nos uma mensagem, estamos aqui para ajuda-los!